sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quanta diversidade nossa Cultura!!










Dia 22 de Agosto

Estamos no mês de Agosto e como nosso País é multicolorido não poderíamos deixar de lembrar do nosso rico Folclore e Lendários personagens.

Mas o que é "Folclore".

Essa palavra foi dita a primeira vez por um inglês.Seu nome era William John Thoms.Na verdade, ele mencionou folk-lore, querendo dizer "sabedoria do povo".Thoms propôs esse nome para indicar os elementos que se referem à tradição de um povo, como lendas,roupas e pratos típicos,músicas populares,provérbios,festas,literatura regional,como a literatura de cordel, e parlendas.


Os Lendários


As lendas brasileiras são muitas, e em geral são histórias de medo, inventadas para assustar a criançada.As principais são as que falam do boto,da iara, do boitatá,do curupira e do saci.Elas não são reais, mas apenas fruto da imaginação de alguém.


Parlendas


São brincadeiras com palavras, que as pessoas fazem para passar o tempo e para aprender.Juntando rimas e ritmo, qualquer um pode inventar uma parlenda.Um bom exemplo é:"um,dois-feijão com arroz,três-quatro,pirão no prato,cinco-seis,falar inglês,sete-oito,comer biscoito,nove-dez,comer pastéis."
Uma atividade para colorir.


"O Saci"































































Nenhum comentário:

Postar um comentário